Soluções para Climatização WhatsApp
Por que investir em eficiência energética em sistemas de climatização?

há 12 meses
RNV Soluções em climatização

Por que investir em eficiência energética em sistemas de climatização?

Com o avanço da conscientização sobre a importância da sustentabilidade, cada vez mais, vemos empresas buscando por meios de gerar energia que se adéquem a causa, proporcionando menores impactos ambientais e maior economia e a eficiência energética pode ser uma grande aliada nessa questão!

Mas primeiro, devemos analisar alguns fatores que influenciam no gasto tão alto de empresas com energia.

Segundo dados coletados pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, 40% do consumo da energia produzida vem do setor industrial do país, que conta com um enorme maquinário, que precisa operar, muitas vezes, 24h por dia.

E para que isso aconteça de acordo com a lei, também é necessário que as empresas invistam em climatização, uma vez que a NR-15 exige que a temperatura do ambiente de trabalho seja confortável, proporcionando bem-estar e boas condições de trabalho aos seus colaboradores. Por isso, o consumo de energia é tão grande.

Mas onde entra a eficiência energética nisso?

Bom, a resposta é simples: Ela é responsável por criar um conjunto de práticas que potencializam a utilização da energia elétrica, de uma forma que você consiga gerar mais economia, sem perder a potência e qualidade de trabalho no dia a dia.

Para isso, é necessário que a empresa conte com especialistas que irão avaliar a integração de equipamentos e processos que não geram desperdício de energia, para então realizar um mapeamento do que pode ser mudado e melhorado e, enfim, conseguir a tão desejada economia.

E AFINAL, O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?

A Eficiência Energética é um trabalho que visa proporcionar maior economia para as empresas, por meio de um projeto que erradique o consumo de energia desnecessário e garanta uma operação mais produtiva e sustentável, além de educar os CEOs e os colaboradores sobre a importância de realizar manutenções preventivas nos equipamentos, evitando que eles gatem mais energia do que o necessário para seu funcionamento.

Dentro deste conceito, também salientamos a importância de pensar na climatização, pois um sistema de climatizadores evaporativos é muito mais econômico do que todo um projeto de instalação de ar-condicionado, além de proporcionar mais saúde e evitar que o ambiente fique muito gelado, o que acontece muito com essa segunda opção.

Só com o climatizador, você já consegue diminuir em 90% os gastos do boleto de energia elétrica, pois eles saem muito mais em conta do que qualquer outro sistema de refrigeração.

E para te convencer disso, trouxemos três benefícios dessa instalação:

  1. Diminui o impacto ambiental. No Brasil, a maior parte da eletricidade é gerada a partir das hidrelétricas, que se utilizam de muitos recursos naturais, prejudicando o meio ambiente. O Sistema de climatização consome menos energia, então diminui a demanda da produção, gerando menos impacto ambiental e mais sustentabilidade, além de não emitir gases tóxicos durante sua utilização.

  2. Diminui a perda em instalações elétricas. Os princípios da eficiência energética são avaliação e monitoramento. Isso significa que, com atividades frequentes que sigam essas duas demandas, é possível identificar problemas nas máquinas e consertá-las antes que elas deem problema. Afinal, instalações irregulares e equipamentos defeituosos podem gerar aumento de energia elétrica e, caso não detectado com antecedência, podem causar um curto-circuito e a interrupção das atividades.

  3. Melhora a reputação da empresa. Preservar o meio ambiente é um diferencial para qualquer empresa, principalmente no meio industrial. Portanto, aderir a sistemas e processos que evitem impactos ambientais é um ótimo caminho para que sua reputação cresça, aumentando as chances de boas relações com os clientes e possíveis parceiros comerciais.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais.